O termo é descrito pelo neurocientista Ken Mogi como "Razão de viver" ou "Motivo que te faz acordar".
Esse método ajuda através do processo de reflexão sobre si mesmo. Exercita o autoconhecimento facilita sua busca pelo Ikigai e traz clareza para suas respostas.
Consiste em quatro perguntas essenciais :
- O que eu amo? – Escreva uma lista de absolutamente tudo o que você ama! Pense nas coisas que te fazem bem e te deixam empolgado;
- No que eu sou bom? – Também lembre-se de anotar todos os seus talentos, até mesmo os mais estranhos. Isso te ajudará a enxergar a amplitude do seu potencial;
- Eu posso ganhar dinheiro com o que? – Quais itens das listas anteriores podem trazer dinheiro para custear suas necessidades?
- O mundo precisa de alguma coisa que eu posso oferecer? – Quais problemas você gostaria de resolver no mundo? Como você se conecta com esses problemas?
Se estiver com dificuldade para responder essas perguntas, tente lembrar de atividades que te deixavam empolgado quando criança ou então quais trabalhos chegam naturalmente até você.
Pode ser um processo longo, mas temos que respeitar cada processo e sempre buscar uma vida com qualidade. Entender que todos temos algum talento e também devemos aproveitar cada momento que vivemos de uma forma significativa não somente para nós mas para todos a nossa volta.
Comentários
Postar um comentário