Segundo o Serasa, 65,7 milhões de brasileiro estão endividado atualmente, número recorde desde abril de 2020.
E qual a melhor solução para resolver esse problema? Vamos para uma sugestão simples :
1- Faça uma lista de todos os seus gastos e organize por categoria exemplo: boletos, contas fixas, carnês, etc .
2- Faça uma lista de valores a receber.
Calcule cada lista para analisar e comparar.
3- Converse com a família sobre cortar gastos e compras desnecessária. É importante que todos estejam ciente da situação e que possa colaborar com a economia da família entendendo que é para o bem de todos.
4- Crie um hábito de pesquisar antes e não comprar por impulso. Sempre é bom se perguntar: eu realmente preciso disso agora? Isso não vai afetar o meu orçamento familiar ?
5- Começe a negociar as dívidas, quite as menores e as maiores faça parcelamento que se encaixe no seu orçamento e somente finalize acordo se realmente você conseguir pagar.
6- Mantenha em ordem seus pagamentos e a economia. Guarde sempre uma reserva de emergência para uma hora de imprevisto que acontecer, você não precisar recorrer a empréstimos e cartões como a primeira opção.
7- Tenha hábitos saudáveis: faça planejamento mensal, crie metas, reorganize seu orçamento sempre, controle seus gastos e reserve um fundo de emergência .
É importante ter consciência sobre a real situação do nosso orçamento e saber os impactos negativos que causa na nossa vida. Analisar sempre com muita cautela cada passo dado na área financeira para não sofrer prejuízos e frustrações.
Manter o foco para sair do vermelho nem sempre é fácil, mas é necessário.
Depende de cada um de nós a nossa qualidade de vida e é possível sim.
Comentários
Postar um comentário