Pular para o conteúdo principal

Como sair do vermelho e se livrar das dívidas?


Segundo o Serasa, 65,7 milhões de brasileiro estão endividado atualmente, número recorde desde abril de 2020. 
E qual a melhor solução para resolver esse problema? Vamos para uma sugestão simples : 

1- Faça uma lista de todos os seus gastos e organize por categoria exemplo: boletos, contas fixas, carnês, etc .

2- Faça uma lista de valores a receber.
Calcule cada lista para analisar e comparar.

3- Converse com a família sobre cortar gastos e compras desnecessária. É importante que todos estejam ciente da situação e que possa colaborar com a economia da família entendendo que é para o bem de todos. 

4- Crie um hábito de pesquisar antes e não comprar por impulso. Sempre é bom se perguntar: eu realmente preciso disso agora? Isso não vai afetar o meu orçamento familiar ? 

5- Começe a negociar as dívidas,  quite as menores e as maiores faça parcelamento que se encaixe no seu orçamento e somente finalize acordo se realmente você conseguir pagar. 

6- Mantenha em ordem seus pagamentos e a economia. Guarde sempre uma reserva de emergência para uma hora de imprevisto que acontecer, você não precisar recorrer a empréstimos e cartões como a primeira opção.  

7- Tenha hábitos saudáveis: faça planejamento mensal, crie metas, reorganize seu orçamento sempre, controle seus gastos e reserve um fundo de emergência . 

É importante ter consciência sobre a real situação do nosso orçamento e saber os impactos negativos que causa na nossa vida. Analisar sempre com muita cautela cada passo dado na área financeira para não sofrer prejuízos e frustrações. 
Manter o foco para sair do vermelho nem sempre é fácil, mas é necessário. 
Depende de cada um de nós a nossa qualidade de vida e é possível sim. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soft Skills conheça as habilidades mais procuradas pelas empresas

Soft Skills são habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento do profissional. Dessa forma, envolvem competências mentais, sociais e emocionais que influenciam a forma como cada um age e se relaciona com as outras pessoas no ambiente corporativo. * Mentalidade de crescimento: capacidade de aprender e se adaptar às mudanças. * Criatividade: exercitar novas maneiras de realizar as atividades e solucionar problemas. * Inovação: aprimorar ideias e métodos já existentes em busca de melhores resultados. * Comunicação: interpretar e trocar informações através da fala, escrita e observação. * Domínio de foco: saber se concentrar e aproveitar esses momentos para a tomada de decisões. * Storytelling: saber criar uma narrativa coerente e que desperte o interesse das pessoas. * Consciência Cultural: trabalhar e interagir com pessoas de diferentes culturas, criando relacionamentos significativos. * Pensamento Crítico: analisar e considerar elementos, com base em critérios ...

O que pedimos para Deus muitas vezes está em nossas mãos

Existe momentos na área pessoal ou profissional, muitas vezes que desejamos algo, e não nos damos conta que está em nossas mãos. Pois para que qualquer coisa aconteça é necessário que possamos ter um objetivo claro, a iniciativa, o foco, a persistência, resiliência e determinação.  Nunca vi alguem ganhar na mega sena sem jogar ou alguém ganhar um disputa sem estar participando. As pessoas acabam desistindo de seus sonhos por acreditarem  que não são capazes, de se conformar com o que tem ou o que é no momento. E um dos maiores erros também é a comparação , não  adianta você se comparar com outras pessoas, porque cada um tem uma experiência e habilidade diferente.   Então se olharmos para nosso hoje e nossa situação atual, podemos enxergar oportunidades para alcançar nossos sonhos e nossos desejos, lembrando sempre que depende de nós mesmo, nossas atitudes.  A primeira coisa é identificar oportunidade : como eu posso fazer para conseguir alcançar...

Ikigai metodologia - Qual é o seu propósito de vida ??

 O termo é descrito pelo neurocientista Ken Mogi como "Razão de viver" ou "Motivo que te faz acordar".  Esse método ajuda através do processo de reflexão sobre si mesmo. Exercita o   autoconhecimento facilita sua busca pelo Ikigai e traz clareza para suas respostas. Consiste em quatro perguntas essenciais : O que eu amo?  – Escreva uma lista de absolutamente tudo o que você ama! Pense nas coisas que te fazem bem e te deixam empolgado; No que eu sou bom?  – Também lembre-se de anotar todos os seus talentos, até mesmo os mais estranhos. Isso te ajudará a enxergar a amplitude do seu potencial; Eu posso ganhar dinheiro com o que?  – Quais itens das listas anteriores podem trazer dinheiro para custear suas necessidades? O mundo precisa de alguma coisa que eu posso oferecer?  – Quais problemas você gostaria de resolver no mundo? Como você se conecta com esses problemas? Se estiver com dificuldade para responder essas perguntas, tente le...